Depois da igualdade na série melhor-de-três do playoff - final do Campeonato Estadual Infanto-juvenil Masculino – 2008 (1 a 1), a partida decisiva ocorreu no dia 22 de dezembro (segunda-feira), no ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano), em São Paulo (SP).
Poucos minutos antes do inicio, o ala Vitor Machado (GG), contundido no primeiro jogo da série e vetado pelo departamento médico para o segundo confronto (contratura nas duas panturrilhas), fez os testes de quadra e foi liberado para a grande final. E, junto com seus companheiros, não deram chance ao adversário e já no primeiro quarto, muito equilibrado, estavam à frente, 26 a 23.
Com atuação aguerrida de GG, Rapha Rossi, Davi Rosseto, Vitão, Caio Ramos, Radamés, Danilo e Valdo, enfim todo elenco, o time visitante brindou o público, que lotou o ginásio, com um basquete de primeira qualidade.
"Apesar da chuva e da determinação dos locais de só liberar a nossa entrada uma hora antes do jogo, acreditamos que a chuva lavou a alma da equipe que entrou determinada em quadra com um único objetivo: a vitória", disse José Otávio, diretor adjunto de basquetebol do EC Pinheiros.
Mais uma vez, Thelma Tavernari mostrou toda sua capacidade, armando um esquema tático perfeito e tirando o máximo do potencial de cada um de seus comandados, resultando no placar final: 95 a 77, fechando a série em 2 a 1 para o azul e preto do rua Tucumã.
Pelo segundo ano consecutivo, o EC Pinheiros, formada basicamente por atletas associados e já na quinta temporada juntos, chega ao titulo, agora como Infanto-juvenis.
A trajetória desta equipe formada em 2004 é esta:
• Pré-mini – 2004 – oitavo colocada
• Mini – 2005 – vice-campeão GSP e vice-campeão Estadual
• Mirim – 2006 – vice-campeão GSP e terceiro colocado no Estadual
• Infantil – 2007 – campeão da GSP e campeão Estadual
• Infanto-juvenil – 2008 – campeão Estadual