Todos nós percebemos que o basquetebol está vivendo um momento bem melhor do que vivenciávamos há alguns anos, isso é inegável, mas fica complicado ser otimista quanto futuro ao constatar que três grandes e tradicionais equipes do cenário paulista e nacional vão ter que jogar duas vezes num único dia, na mesma categoria, só que em competições distintas. Sim, o Pinheiros/Sky, o Vivo/Franca BC e o Paschoalotto/Bauru BT têm partidas agendadas para o dia 14 de novembro (quinta-feira) pelo Campeonato Paulista e pelo Novo Basquete Brasil (NBB).
Não quero entrar no mérito aqui de quem está certo e quem está errado, muito pelo contrário, o objetivo é tentar entender por que a modalidade que tanto amamos chegou a uma situação catastrófica como essa?
Com certeza, o basquetebol é o grande perdedor com esta circunstância estapafúrdia, já que isso parece ser uma disputa tola e desnecessária de força, onde o ego e vaidade ficam em primeiro plano, deixando a modalidade e todos os seus envolvidos bem abaixo, renegados a terceiro, quarto ou quinto planos.
Sem falar que esse tipo de ação afeta todo mundo que milita nacionalmente neste esporte. Basta recordar que o fato virou notícia nos quatro cantos do País e a repercussão, certamente, está sendo a pior possível. Imagine só um empresário que estava pensando em associar sua marca a uma equipe ou a uma competição, através de patrocínio, lendo uma informação como essa. Será que isso não o fará mudar de ideia, levando sua marca para outra modalidade?
Será que é muito pedir um pouco de bom senso aos nossos dirigentes em momentos como esse, quando o diálogo deveria ser o ponto de partida para resolver os problemas e aproximar ou minimizar as opiniões e ações antagônicas? Como diz o ditado: “quando um não quer dois não brigam”!
Só para acertar a agenda dos torcedores das três agremiações citadas, de acordo com o site oficial da Federação Paulista de Basketball (FPB) e da Liga Nacional de Basquete (LNB), os jogos são estes:
Pelo Campeonato Paulista, na quinta-feira (14 de novembro), às 20h00 (de Brasília): Paulistano/Unimed x Pinheiros/Sky, no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP), e Vivo/Franca BC x Paschoalotto/Bauru BT, às 20h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP). Ambos válidos pela fase semifinal.
Pelo Novo Basquete Brasil (NBB), na mesma data: Mogi das Cruzes/Helbor x Vivo/Franca BC, às 20h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), Pinheiros/Sky x Winner/Kabum Limeira, às 17h00 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), e Paschoalotto/Bauru BT x Palmeiras/Meltex, às 20h00 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).
Mais uma para o nosso basquete: o double-game! Será que o torcedor aguenta?