| 14-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Ola Marcel, apesar de eu não gostar do sistema de jogo e da forma como HR se comporta e se comportou em relação a idolos do basquete, como vc e Oscar, da pressão que faz com juízes e tudo mais, uma coisa eu tenho que concordar com ele, foi vergonhosa a omissão da comissão técnica dele, e mais vergonhoso ainda será acho eu, se Lula for convidado para a seleção e aceitar o cargo. O que vc acha dessa posição da comissão da seleção? Já que estou falando nisso, vc não acha que o técnico que deveria escolher sua comissão na seleção, para escolher os técnicos que tem idéias e sistemas de jogos mais parecidos com que le pretende usar, ou outro critério não sei, ou até mesmo a comissão do clube que dirigi. 2 anos??? Isso quer dizer que o Baby não irá jogar a Olimpiada? Pior de tudo é que a CBB , conforme matéria no Diário do Basquete(muito bom o site!) fala que é dificil recorrer a decisão da Fiba... que afinal ele errou... usou substancia proibida... Será que o candidato a reeleição Sr Grego(O DESAPARECIDO) não percebe que ele é o único jogador na posição 5 que temos com nivel internacional? Aliás, tirando os EUA e o obeso do Mc Cullock do Canada, não vejo na Argentina, Porto Rico e Republica Dominicana nenhum jogador com a caracteristica dele. Que dupla boa: Baby e Nene,seria bom ver os dois juntos no pré-olimpico. Aliás, vc não acha que se fosse u norte-americano ele nao receberia uma punição tão pesada? Não venham com demagogia, se ele usou ou não, ciente ou não, eu não culpo ele, pois nós sabemos sim que nos EUA os atletas usam sim, complementos com anabolizantes. Duvido que o Ben Wallace seja pura genética e exercicios... Marcel, eu espero que não, mas vc não acha que o Nene ganhou massa muscular em muito pouco tempo? Voce não acha que essa qwertqwertdor na panturrilha pode ter sido um jeito de não ser pego em um exame? Agora, a CBB não pede exames médicos, de sangue, não faz nada, antes de um campeonato, mesmo para resguardar o atleta, ja que se comprovado que ele usou anabolizante, nao leve ele para um Mundial, ja que nao temos jogadores como ele em grande quantidade. Vc acha que vai acabar sobrando pra dois jogadores que jogam de ala(4) pra qwertqwertdividiremqwertqwert ali embaixo? Luis Fernando e Nene? Ou até Nene e Anderson? Espero que não. Marcel, que é o LUIS LEMES que joga na BYU junto com o Baby? Alguma noticia do Jefferson? E o que vc acha dessas mudanças para o CNMB de 2003, como apenas um juvenil por time e cada time da casa e obrigado a filmar todos os jogos e fornecer ao adversario, para que nao acontece palhaçadas como aconteceu entre Uniarax Mogi e principalmente Uniara x Franca. Vai melhorar? Abraços ... Ps: Leu a reportagem que eu te mandei? Não sei se vc viu, mas a Republica Dominicana ganhou de Porto Rico nos jogos Centro-americanos que teve. Vc acha que é um time que pode complicar para o Brasil no pré-olimpico?
|
| Resposta: |
Francisco, pois é, eu também estranhei essa "falta de apoio" da CT a HR. O que teria acontecido? Eu acredito na escolha da futura CT como parte das prerrogativas do novo técnico. O futuro treinador tem que estar à vontade para impostar, a seu modo, a nova maneira de atuar da seleção sem a pressão e a interferência de outro técnico, que lhe seria imposto. O novo líder teria que escolher a sua equipe baseado em confiança e conhecimento pessoal. Caso ele deseje convidar um outro treinador que lhe seja confiável, é opção sua (dele). Aliás, essa é a regra número um do trabalho em equipe. Mudar tal regra é ignorar mecanismos de liderança, hierarquia e controle de grupo, o que não é conveniente no atual momento do basquete brasileiro. Quanto ao Baby, tenho certeza de que a CBB irá recorrer da decisão no momento oportuno, ou seja, antes do pré-olímpico. Não há nenhuma razão de fazer isso agora, mesmo porque o Baby irá passar por inúmeros controles até lá. Não podemos duvidar da integridade física e moral de ninguém até prova em contrário. Não tenho notícias do Jefferson e isso é um problema. As mudanças do CNBM vieram em boa hora. Aliás, algumas já estavam sendo aplicadas na prática. A filmagem dos jogos será um começo da nova fase das estatísticas no CNBM. Dizer que um atleta arremessou 8 e fez 7 e por isso ele jogou bem, pode não ser correto se esses arremessos foram, por exemplo de bandeja ou quando o jogo já estava definido. Eu detenho os direitos de comercialização de um programa de estatísticas que é uma grande ferramenta para as equipes, desde que vc tenha o filme do jogo. Com a alta do dólar, o preço é de primeiro mundo. Quem sabe a coisa muda e nós possamos utiliza-lo no CNBM. Todas as equipes que disputarão o pré-olímpico poderão complicar para o Brasil. Será preciso muito cuidado e...Treinamento adequado.
|
 |
| 13-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Marcel, porque é que jovens talentos não aparecem aqui no Brasil, você anda acompanhando o campeonato colegial dos EUA, viu o novo garoto sensação LeBron James de 17 anos, porque só nos EUA aparecem esses jogadores???
|
| Resposta: |
Alex, porque em primeiro lugar não temos uma política esportiva para identificação precoce do atleta de talento, qualquer que seja o seu esporte. Não temos também o número de praticantes, sempre de qualquer esporte, quem têm os EUA. No Brasil, fazer esporte é um luxo, enquanto que em outros países é uma forma de educação. Quanto ao basquete, nos EUA eles formam o jogador para vencerem os campeonatos. Aqui nós vencemos os campeonatos para formarmos o jogador. É muito comum, por aqui, a célebre frase do diretor de clube dirigida ao técnico (de qualquer categoria): "pode treinar da maneira que desejar, desde que o nosso time ganhe o campeonato". Enquanto dermos aos nossos jovens jogadores a noção de que ganhar campeonatos de categorias menores é mais importante que a formação e o desenvolvimento desses futuros talentos, continuaremos a apreciar os grandes talentos de outros países e a nos perguntar: "e nós?" Nós insistiremos em vencer as pequenas batalhas e perderemos, porém, as grandes guerras.
|
 |
| 12-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Olá Marcel, mais uma vez, obrigado pelo tempo e espaço cedido. Marcel, como você analisa a punição que a FIBA impôs ao jogador Baby, proibindo-o de jogar por 2 anos(não poderá ir ao Pré-Olímpico)? Na sua opnião, o tempo de punição foi justo? O jogador, pelo que você conhece, é inocente? A seleção sofrerá a falta de Baby? Outro Assunto: Houve uma reunião da CBB em São Paulo para discutir o próximo CNMB, e os dirigente de Mogi resolveram boicotá-la, afirmando que equipes mineiras e cariocas são favorecidas por terem mais jogos na TV, ou seja, tendo mais exposiçao, e consequentemente, melhor para o patrocínio. Para você, Mogi tem razão na reclamação? Você acha que a CBB não possui muito "interesse" no basquete paulista? Como você analisa o fato de equipes como Mogi e Franca correrem o risco de não disputar o CNMB, mesmo possuindo este direito, por causa dos altos gastos da competição e a falta de patrocínio? Outro Assunto: Você acha queo técnico da seleção deveria ser exclusivo, ou seja, não deveria dirigir equipes? Afinal, ao dirigir equipes, o treinador conseguirá algumas vantagens, como o fato de todos os jogadores possuírem o desejo de jogar na equipe dele, além de sobrar pouco tempo para analisar jogadores no exterior? Você não acha que haverá uma certa contradição caso a CBB escolha algum membro da comissão técnica de HR, pois o escolhido provavelmente deverá seguir os passos de HR? Obrigado e um abraço. Leonardo
|
| Resposta: |
Leonardo, o espaço e o tempo nessa página estão à disposição de todos. Como já disse, não acredito que o Baby tivesse ciência de que estaria utilizando substâncias controladas pelo anti-dopping da FIBA. Posso imaginar que, no momento oportuno, a CBB irá pedir uma revisão da pena e o Baby poderá disputar o pré-olímpico. Não podemos desprezar a colaboração de um jogador como o Baby, que está jogando muito bem atualmente e será determinante na posição número 5 para a classificação do Brasil para a próxima Olimpíada. Temos que respeitar a posição de Mogi, mas o CNBM é superior a todo o tipo de especulação. É dever de todos preservar a imagem do basquete, criticando os defeitos, mas apontando soluções. Acredito que, para a CBB, todas as equipes sejam importantes. Pelo menos é o que deveria acontecer. Se não existir o basquete paulista, o basquete brasileiro sofrerá muito. A CBB está ciente disso, caso contrário não seriam 8 os times paulistas que irão disputar o CNBM. Não jogar o CNBM é o mesmo que dar um tiro no pé. Não acredito que uma equipe, de posse da vaga, deixará de participar da competição. Já tivemos essa experiência do técnico da seleção ligado a um clube. Mesmo sendo invonluntário, a presença do técnico da seleção num banco do CNBM influencia o ambiente: jogadores, técnicos, público, mídia, dirigentes e juízes. Não sei se isso é bom para o momento atual. Hoje precisamos de uma pessoa que observe, com isenção clubística, todos os jogos e os jogadores dentro e fora do Brasil, para que tenha conhecimento da real condição desses atletas e do que acontece nos grandes centros. Seguramente um treinador ligado a um clube do CNBM não terá tempo nem isenção de valor para realizar essa observação, que é o primeiro passo para concretizar a classificação para as Olimpíadas. Não podemos mais assistir ao treinador da seleção brasileira bater na mesa de controle, ou parar o jogo por vinte minutos para fazer valer a sua opinião. A missão do futuro técnico é muito mais importante do que qualquer equipe ou resultado do CNBM. Qto à CT, a CBB sempre escolheu seus integrantes e creio que isso continuará a acontecer. Disponha sempre. Abraços.
|
 |
| 11-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Olá Marcel... Muito se fala sobre filosofia de jogo dentro e fora da Seleção Brasileira. Gostaria de saber de você como é esta filosofia implantantada por HR na Seleção, o que há de errado com ela e qual a filosofia de jogo proposta por você?
|
| Resposta: |
Gabriel, o problema atual do basquete brasileiro não é filosofia de jogo, mas sim treinamento adequado. Temos pela frente uma competição decisiva para o futuro do basquete brasileiro, o Torneio Pré-Olímpico, a qual não podemos perder a chance de nos classificarmos para as Olimpíadas de Atenas. Temos que contar com todos os nossos melhores jogadores e realizarmos uma preparação perfeita. Eu proponho treinamento adequado.
|
 |
| 11-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Caro Marcel: Na sua opinião (como médico que é) fica difícil não fazer uso de elementos dopantes? Pergunto-lhe pois, o Baby afirmou ter tomado apenas um complemento alimentar, como ele não é médico e na ânsia de progressão pode anadvertidamente ter feito uso na substância acusada no exame antidopping. Recentemente houve uma caso com um jogador de futebol do time do palmeiras, que foi pego no antidopping por estar usando um anti-depressivo. Outra pergunta, como o Baby devem haver muitos rapazes que estão fazendo uso de sbstâncias proibidas para melhoras sua performance (como treinador vc já deve ter presenciado) o CBBM tem exame anti dopping? se não tem, vc acha que deveria ter? POr fim, contra quem e quantos pontos foi seu record de pontos vestindo a camisa da seleção brasileira? Abraços
|
| Resposta: |
Antonio, a busca pela excelência é muito árdua e não admite atalhos, como é o caso do dopping. Quanto ao Baby, acredito na inocência do menino, pois não creio que ele soubesse que estava consumindo substâncias controladas. De qualquer maneira, Baby fez um controle antes de começar a temporada da NCAA e este se mostrou negativo. Tivesse tomado um esteróide anabólizante, isso jamais aconteceria. O CNBM pode, por regulamento, realizar um exame anti-dopping, caso a CBB ache necessário. Realizei 41 pontos contra Porto Rico na inauguração do Mineirinho. Abraços.
|
 |
| 11-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Caro Marcel, sempre fui um grande fã seu e do Oscar, e sempre procurei "imitar" um pouco o estilo de jogo de vocês dois. É uma honra estar falando com você. Gostaria de saber o que você acha do jogador Edvar Simões Jr., quais os pontos fortes dele e também o que ele precisa melhorar? Você acha o estilo de jogo do Edvar Jr. parecido com o Allen Iverson, guardadas as devidas proporções? Faça uma comparação entre o Iverson e o Edvar. Bem, já abusando um pouco da sua boa vontade, me responda: Caso você fosse o técnico da seleção brasileira, quais seriam os 12 jogadores convocados? (se não quiser publicar esta a resposta desta última pergunta, então, por favor, envie para o meu email.) Muito obrigado e um forte abraço.
|
| Resposta: |
Moacyr, obrigado pelos elogios. O Júnior é um grande jogador. Tem bom arremesso e domina muito bem todos os fundamentos. Quer vencer sempre. Não creio que seu estilo de jogo seja parecido como o Allen Iverson. Não seria ético fazer suposições sobre um cargo tão importante para o basquete brasileiro nesse atual momento. Disponha sempre. Abraços.
|
 |
| 11-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Caro Marcel será que a CBB , digo Grego , não percebe que a sua frente faz-se uma cilada ? Uma cilada até que bem intencionada . é bem verdade ... Uma cilada até que boazinha . simpática , quase que bonachona . Uma cilada que sabe , inclusive , falar à TV , pois lá esteve ... Mas ainda assim , uma cilada . Todo mundo sabe ! Será que o Grego sabe ? ai meu Deus !!! Nem sempre o imediato é o indicado . até pela proximidade de filosofias e métodos . Quando mudamos , o fazemos , principalmente , por descontentamento com a situação . Depois de feita esta ruptura , seu resgate é sempre infeliz e inoportuno . Rezemos , oremos e se precisar até despachemos . Que que acontece com o LA Lakers na sua opinião ? mesmo elenco , mesma DT e a coisa não começou a caminhar ainda ... grande abraço .
|
| Resposta: |
Vinícius, vamos torcer para que a CBB perceba que a situação exige uma mudança radical de rumo, pois o basquete jogado no Brasil é muito diferente do basquete encontrado nas competições internacionais de nível. Os nossos resultados (dentro e fora do Brasil), nos últimos anos, mostraram que nem sempre ter sucesso nos campeonatos internos foi garantia de êxito internacional. Não ir aos Jogos Olímpicos de Atenas será terrível para todos. Qto aos Lakers, me parece que, com a contusão de Shaq, foi quebrado o frágil equilíbrio entre os diversos "egos" da equipe. Isso causa grande problema ao sistema de jogo de Phil Jackson e os resultados por enquanto não aconteceram. Resolvido esse "probleminha", a equipe de Los Angeles voltará ao normal. Abraços.
|
 |
| 10-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Olá Marcel.... Veja se vc pode me ajudar ... Preciso saber a data exata e o horário do jogo entre Chicago Bulls e Nova York Knicks que acontecerá em Janeiro (se não me engano é dia 13 ou 14) e se posso comprar ingressos aqui no Brasil. Abraço, Fabiane.
|
| Resposta: |
Fabiane, no dia 13 de janeiro o New York vai à Chicago, onde enfrenta o Bulls às 20:30 horas. Já no dia 14, a equipe de Chicago retribui a visita e joga em New York às 19:30 horas. Os ingressos poderão ser adquiridos no Brasil (se houver disponibilidade) em qualquer agencia de turismo. Eu lhe sugiro a Flytour de Jundiaí. Meu irmão, Maury, poderá lhe ajudar. 011-4521-8800. Abraços.
|
 |
| 10-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Outra pergunta ???? Essa resposta será colocada no site ou enviada para o meu email ???? Gotaria de saber também se você tem conhnecimento de outros clubes aqui em Santo André ???? Obrigado
|
| Resposta: |
Thiago, será enviada ao seu e-mail. Pelo que sei, Pizza e o Spiller são os responsáveis pelo basquete em Santo André. Disponha.
|
 |
| 09-12-2002 |
|
| Pergunta: |
Marcel, Jogo basquete há algum tempo e tenho notado bastante melhora no meu estilo de jogo. Porém às vezes me pergunto se estou fazendo tudo realmente certo. Então gostaria que você me desse algumas dicas de como jogar, driblar e até treinar. Para que eu possa complementar meu treinamento, adquirir mais velocidade e técnica. Peço, então, uma boa lista de exercícios para alcançar este objetivo.
Grato pela paciência, Espero sua resposta, Gustavo Vallo
|
| Resposta: |
Gustavo, fico feliz que vc tenha melhorado seu estilo de jogo. Para lhe dar algumas dicas, será preciso que eu saiba um pouco mais sobre vc: peso, altura, idade, posição, clubes em que atuou, experiência nacional e internacional. Também ficarei esperando pela sua resposta. Disponha sempre que julgar necessário.
|
 |
|